A DESERTIFICAÇÃO PSÍQUICA DE NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES




Somente trabalhando em uma escola é que conseguimos perceber o quanto nossas crianças e jovens estão sendo vítimas do abandono, da desertificação psíquica...
O que é a desertificação psíquica? É a sensação que possuímos de estarmos completamente abandonados, solitários no meio de uma multidão, isso por nos faltar afeto, apoio e atenção. Esses itens emocionais são imprescindíveis a própria vida. Eles são como o ar que respiramos.
Ninguém sobrevive sem afeto, sem atenção e sem o apoio nas horas mais difíceis da vida.  
Ao pensarmos nesses seres em desenvolvimento, não conseguimos parar de pensar no quanto eles estão sendo completamente relegados a orfandade de pai e mãe, vivendo a falta de limites e de regras mas, o que é mais grave ainda, vivendo a falta de afeto e atenção, alimentos imprescindíveis para suas almas e que não constam no mapa da merenda escolar, pois ainda não foi possível inventar uma “bolsa afeto”.
Constatando tal fato, me questiono: o que estamos fazendo de nossos filhos? O que realmente é importante em nossas vidas? Será que não percebemos que estes são seres que dependem de nosso afeto e de nossa orientação segura na vida?  Qual a origem de nosso descaso para com quem tanto precisa de nós? Falta de amor? Arrependimento tardio de uma gravidez indesejada? Insensibilidade? Falta de tempo para o que é realmente valioso?
Quando recebermos uma nova convocação para comparecer as escolas de nossos filhos, pensemos no deserto do Saara, e tentemos imaginar nosso filho no meio dele. Será que ao não participarmos da vida deles não os colocamos no meio do deserto do Saara emocional? Será que nossos filhos não se sentem abandonados por nós? Não estaremos condenando-os a morte por sede de afeto?

Pensemos nisso!




Comentários

Postagens mais visitadas