COMEÇAR DE NOVO: SOBRE O TÉRMINO DE UM RELACIONAMENTO





COMEÇAR DE NOVO!!!

Como na foto, do seriado Malu Mulher, da década de 1970, da Rede Globo de televisão, muitos sonhos de amor infinito começam assim, porém, alguns terminam de um jeito doloroso.

Tem ocorrido muitos casos como esse que irei relatar abaixo, preservando o sigilo profissional, e com o benefício do tempo de anos passados, o que impossibilita totalmente a identificação da paciente!

Já faz alguns anos e uma mulher procurou pelos meus atendimentos com grande sofrimento. Seu sonho de viver intensamente uma relação com aquele que seria seu grande amor havia se transformado em um pesadelo.

Dizia ela: “mas como posso sair disso? Tenho filhos e não consigo me sustentar e aos meus filhos sozinha! Não tenho forças para suportar um divórcio a essa altura da minha vida” Ela era casada há 12 anos.

Vivia abusos físicos e emocionais. Ela era a expressão da dor nos seus mais graves tons. O suicídio era algo a se pensar, porém a análise/terapia surgiu no momento certo de sua vida.

Hoje, passados alguns anos, ela se desfez daquele relacionamento abusivo, refez sua vida, se colocou profissionalmente no mercado de trabalho, conseguiu um novo amor, dessa vez mais leve, amou-se para depois poder amar!

Na lembrança do analista o que ficou foi sua última sessão, onde resumiu toda sua análise/terapia com a letra de uma música de Ivan Lins, que foi abertura de um seriado da Rede Globo, intitulado de “Malu Mulher”. A música era “Começar de Novo”, e dizia assim sua letra:

Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido

Ter me rebelado
Ter me debatido
Ter me machucado
Ter sobrevivido
Ter virado a mesa
Ter me conhecido

Ter virado o barco
Ter me socorrido

Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido

Sem as tuas garras
Sempre tão seguras
Sem o teu fantasma
Sem tua moldura
Sem tuas escoras
Sem o teu domínio
Sem tuas esporas
Sem o teu fascínio

Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecido

Sem as tuas garras
Sempre tão seguras
Sem o teu fantasma
Sem tua moldura
Sem tuas escoras
Sem o teu domínio
Sem tuas esporas
Sem o teu fascínio

Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Já ter te esquecido

Assim como aquela paciente, muitas mulheres precisam do apoio de uma terapia/análise para dar conta dos sonhos desfeitos, das expectativas desmoronadas, dos seus desejos de felicidade conjugal mortos.

Mas se você, cara leitora, se identificou nos meus escritos acima, talvez você tenha que ler, reler e até ouvir a música de Malu Mulher e saber que sempre dá para Começar de Novo, ainda que precise de ajuda para isso.

Link para ouvir a música no YouTube:



“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Emmanuel)



Autor: Charles José – Psicólogo Clínico, Psicanalista e Sexólogo.
(24) 99273-4381 (whatsapp) / (24) 2452-4478 ou (24) 99817-2071 (whatsapp).



Comentários

Postagens mais visitadas